Missa Vespertina da Ceia do Senhor (Quinta-feira Santa)

 


Missa Vespertina da Ceia do Senhor

Concedei-nos, ó Deus, a graça de participar dignamente da eucaristia, pois, todas as vezes que celebramos este sacrifício em memória do vosso Filho, torna-se presente a nossa redenção. - Oração sobre as oferendas

06/04/2023 - Cor Litúrgica: Branco


O Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor começa com a Missa vespertina da Ceia do Senhor, possui o seu centro na Vigília Pascal e encerra-se com as Vésperas do Domingo da ressurreição (NALC, n.19). É o ápice do ano litúrgico porque celebra a Morte e Ressurreição do Senhor.  

Anotações: O Órgão ou outros instrumentos musicais toca-se hoje na Missa vespertina até o fim do canto do Glória. Depois não se toca, até o Glória da Missa da Víglia noturna da Ressurreição (a menos que seja para sustentar o canto). 

Hoje, omitem-se os ritos finais: em seu lugar, faz-se a Trasladação do Santíssimo Sacramento. Convidem-se os fiéis a permanecer, depois da Missa da Ceia, por determinado espaço de tempo na noite, para a Vigília eucarística. Após a meia-noite, a adoração seja feita sem solenidade, já que começou o dia da Paixão do Senhor.

- Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil (CNBB 2023)

Gradual Romano

Antífona de Entrada: A cruz de nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glória: nele está nossa vida e ressurreição; foi ele que nos salvou e libertou. (cf. Missal Romano Gl 6, 14)

Antífona de Ofertório: Onde o amor e a caridade, Deus aí está. (cf. Missal Romano)

Antífona de Comunhão: Este é o corpo que será entregue por vós, este é o cálice da nova aliança no meu sangue, diz o Senhor. Todas as vezes que os receberdes, fazei-o em minha memória. (cf. Missal Romano 1Cor 11, 24.25)


Gradual Simples

Missa In Cena Domini

Antífona de Entrada: A cruz de nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glória (cf. Missal Romano Gl 6, 14a)

Antífona de Ofertório: Onde o amor e a caridade, Deus aí está. (cf. Missal Romano) 

  Utilizar as sugestões do Gradual Romano

Antífona de Comunhão: Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor. (cf. Liturgia das horas Sl 115, 13)


Hinário Litúrgico CNBB

Sugestões de Entrada: 
(Pe. Ney Pereira Brasil - CD Cantemos ao Senhor 4)

(Pe. José Freitas Campos - CD Cantos da Semana Santa)

(Hinário Litúrgico CNBB fascículo 2 - pág. 161)

(Hinário Litúrgico CNBB fascículo 2 - pág. 163)

Sugestões de Ofertório: 
(Hinário Litúrgico CNBB fascículo 2 - pág. 170 | Arr.: Marcelo Koychi)

Sugestões de Comunhão:

Eu quis comer esta ceia agora
(Hinário Litúrgico CNBB fascículo 2 - pág. 141 | Arr.: Darcysio Fritsch)



Salmo - Sl 115(116B),12-13.15-16bc.17-18 (R. cf. 1Cor 10,16)

R.: O cálice por nós abençoado é a nossa comunhão com o sangue do Senhor.

Que poderei retribuir ao Senhor Deus *
por tudo aquilo que ele fez em meu favor? 
Elevo o cálice da minha salvação, *
invocando o nome santo do Senhor. R.

É sentida por demais pelo Senhor *
a morte de seus santos, seus amigos.
Eis que sou o vosso servo, ó Senhor, *
mas me quebrastes os grilhões da escravidão! R.

Por isso oferto um sacrifício de louvor, *
invocando o nome santo do Senhor.
Vou cumprir minhas promessas ao Senhor *
na presença de seu povo reunido. R.

Lavapés

Antífona 1: Jesus ergueu-se da ceia, jarro e bacia tomou; lavou os pés aos discípulos este exemplo hoje deixou (cf. Missal Romano Jo 13, 4.5.15)

Antífona 2: Aos pés de Pedro inclinou-se. - Ó Mestre, não, por quem és! - Não terás parte comigo se não lavar os teus pés. - És o Senhor, és o Mestre, os meus pés não lavarás! - O que ora faço não sabes, mas depois compreenderás. (cf. Missal Romano Jo 13, 6.7.8)

Antífona 3: Se, vosso Mestre e Senhor, vossos pés hoje lavei, lavai os pés uns aos outros: eis a lição que vos dei. (cf. Missal Romano Jo 13, 14)

Antífona 4: Se vos amais uns aos outros, lhes disse o Filho de Deus: terá o mundo certeza que sois discípulos meus. (cf. Missal Romano Jo 13, 35)

Antífona 5: Eu vos dou novo preceito, deixo, ao partir, nova lei: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. (cf. Missal Romano Jo 13, 35)

Antífona 6: Fé, esperança e caridade sempre em vós hão de habitar. A maior é a caridade porque nunca há de passar. (cf. Missal Romano 1 Cor 13, 13)

Transladação do Santíssimo Sacramento

Vamos todos louvar juntos o mistério do amor, pois o preço deste mundo foi o sangue redentor, recebido de Maria, que nos deu o Salvador.

Veio ao mundo por Maria, foi por nós que ele nasceu. Ensinou sua doutrina, com os homens conviveu. No final de sua vida, um presente ele nos deu.

Observando a Lei mosaica, se reuniu com os irmãos. Era noite. Despedida. Numa ceia: refeição. Deu-se aos doze em alimento, pelas suas próprias mãos.

A Palavra do Deus vivo transformou o vinho e o pão no seu sangue e no seu corpo para a nossa salvação. O milagre nós não vemos, basta a fé no coração.

(os versos seguintes devem ser cantados quando o cibório estiver no tabernáculo e, estando todos de joelhos, o Sacerdote incensa o Santíssimo Sacramento)

Tão sublime sacramento adoremos neste altar, pois o Antigo Testamento deu ao Novo seu lugar. Venha a fé por suplemento os sentidos completar.

Ao Eterno Pai cantemos e a Jesus, o Salvador. Ao Espírito exaltemos, na Trindade eterno amor. Ao Deus Uno e Trino demos a alegria do louvor.

Postar um comentário

0 Comentários